terça-feira, 31 de agosto de 2010

CORTEM- LHES AS CABEÇAS......

Eu li o livro original de Lewis Carroll....... Alice's Adventures in Wonderland

Lindíssima obra, e quem tá pensando que é livro de criança se enganou, é um livro pra lá de adulto........

Veja pela ótica de alguém que vive com a cabeça no mundo da lua, e "dorme" e acaba sonhando com coisas realmente surreais.......

Mas analisem aquele cresce e diminue do começo do filme, pra mim é o desejo que temos todos de sermos grandes, de sermos adultos, de vencermos na vida, e quando chega a responsabilidade, queremos voltar a ser menores, queremos passar por aquela porta minúscula novamente e viver situações já vividas e que nos deram muito prazer......

Outro ponto, aquele GATO lindo e maravilhoso (amo gatos), quem é ele senão o nosso inconsciente nos direcionando ora num caminho que dará certo, ora nos enganamos e pegamos um caminho torto, fora que este nosso subconsciente, inconsciente, nos prega várias peças falando conosco com metáforas, charadas, e ficamos muitas vezes não vendo com clareza a saída.

E a Rainha de Copas? Quem é ela? Em nossa infancia pode ser um adulto mandão, aquela professora mais que chata de inglês (escolhi a de inglês pq de tão chata e de ninguém gostar dela, a coitada se suicidou) e se eu falasse aquele pofessor chato de matemática eu estaria mentindo pq o Sr. Ronaldo sempre foi um ótimo professor, e estes dias conversei com ele na rua........ eitcha...... mas voltando ela pode ser qualquer um que te incomodava demais quando criança e quando adulto quem é essa Rainha? Seu marido? Sua Esposa? Seu Chefe? Aquele colega insuportável que trabalha do seu lado e vive querendo lhe cortar a cabeça.......



Já colocaram Alice dessa forma em suas vidas?

E o Chapeleiro Maluco, que está sempre tomando seu chá das cinco (as seis........kkkkk) bem requintado numa bela mesa, com seus amigos e festejando "FELIZ DESANIVERSÁRIO"............. ADOROOOOOOOOOOOO OS DESANIVERSÁRIOS, pq? Pq desaniversário é todo dia, e aniversário ua vez só no ano......

Quem é o Chapeleiro Maluco, que te ajuda, que te alegra, que te joga pra cima todos os dias criando os desaniversários? Sua Família? Seus Amigos raros, caros e poucos? (pq vem cá amigos de verdade são poucos quem me disse que tem um monte ta mentindo hein...rsssssssss) Seus Pais? 


JURIDICAMENTEEEEEEEEEEEEEEEE:

O Depoimento de Alice

Título Original: Alice's Evidence. Alice derruba acidentalmente os jurados e à ordem do Rei, os animais terão de ser colocados de volta aos seus lugares antes do julgamento continuar. Depois o Rei cita um artigo do seu caderno (Todas as pessoas mais de uma milha de altura devem deixar o órgão), mas Alice contesta a validade da restrição e recusa-se a sair. É provocada assim uma discussão de Alice com o Rei e com a Rainha de Copas, enfatizando as atitudes ridículas cometidas durante todo julgamento. A Rainha ordena tipicamente Cortem-lhe a cabeça!, mas Alice não tem medo, por ser agora muito alta, confrontando-a com o facto de serem apenas um baralho de cartas e de seguida todos revoltam-se e atacam-na. Mas de repente a Irmã de Alice faz-lhe acordar para ir tomar um chá, tirando do seu rosto folhas que caíram e não uma chuva de cartas de jogar. Alice conta tudo o que sonhou e retorna a casa, deixando a irmã, que ficou a sonhar o sonho de infância das Maravilhas de Alice.


E o momento em que Alice se refere..... "Já não sei quem sou, passei por tantaas transformações desde o momento em que acordei......"

O que é este momento para você? Passamos por esse desalinhamento de ser, não ser, todos os dias, que chega um momento do dia que paramos pra pensar quem realmente somos nesse mundo........ sofremos mudanças a cada segundo, psicologia pura e simples......


Agora quem quizer me acompanhar e desvendar os personagens tá ai embaixo:


Personagens listadas consoante a ordem de aparição nas páginas da obra.
  • Alice: é a protagonista da história; Tem cabelo loiro amarrado por uma faixa preta; É racional e corajosa, e vai fazendo considerações à medida que a aventura prossegue.
  • Coelho Branco (no original em inglês: White Rabbit): é quem inicia a aventura, quando Alice o segue até a toca. Ele carrega um relógio e parece estar muito atrasado para alguma coisa. Em contraste com a Alice, o Coelho Branco tem medo de tudo - da sua rainha, da Alice e das próprias situações onde se encontra. Esta oposição foi pretendida pelo autor para enfatizar os atributos positivos da personalidade principal. E durante o julgamento de um valete de copas (o último capítulo), dá-se uma mudança repentina na covardia, revelando uma vontade de manipular.
  • Rato: Revela um grande pavor de gatos e um carácter muito seco quando cita a História com a intenção de secar os animais molhados, deixando-os antes aborrecidos e molhados (terceiro capítulo). Provavelmente foi baseado numa governanta da casa das irmãs Liddell.
  • Dodô (no original em inglês: Dodo): É uma caricatura do autor, e este terá usado o nome numa paródia ao modo como ele pronunciava o próprio nome, uma vez que era gago (Do... do... Dodgson); Usa palavras excessivamente complicadas.
  • Arara: Personificação da irmã Loriny Liddell.
  • Pato (no original em inglês: Duck): É uma caricatura do reverendo Robinson Duckworth, amigo do autor que esteve presente na viagem pelo rio Tâmisa que deu origem à obra presente.
  • Aguieta (no original em inglês: Eaglet): Reflexão da irmã Edith Liddell e não entende as palavras muito difíceis.
  • Lagarto: É o humilde servo do Coelho Branco que é empurrado por Alice pela chaminé a cima (quarto capítulo) e mais tarde é um dos jurados durante o julgamento de um valete de copas (décimo primeiro capítulo). Esta personagem (Bill), pode ser uma brincadeira com o nome do estadista britânico Benjamin Disraeli, pois uma das ilustrações de Tenniel em Alice no Outro Lado do EspelhoMan in White Paper (quem Alice conhece como um passageiro com quem partilha um trem no comboio), como uma caricatura de Disraeli, usando um chapéu de papel.[8] retrata a personagem referida como o
  • Lagarta (no original em inglês: Caterpillar): Está sentada num cogumelo a fumar calmamente um cachimbo de água. Não presta muita atenção a Alice, respondendo às suas perguntas com monossílabos.
  • Duquesa: Muito feia, com um queixo pontiagudo. Concordava com tudo que Alice dizia e procurava issentemente uma moral para tudo, embora raramente tivesse relação ou sentido (oitavo capítulo).
  • Gato de Cheshire ou Gato Risonho: É extremamente independente e consegue desaparecer e aparecer. Carroll obteve o nome na expressão idiomática da língua inglesa sorrir como um gato de Cheshire. Além disso, o gato representado nas figuras de Tenniel é considerado representativo da raça British Shorthair, devido à forma da boca, considerada como um sorriso[9].
  • Chapeleiro maluco e a Lebre de Março (no original em inglês: Mad Hatter and the March Hare): São figuras retiradas de expressões correntes no período vitoriano da língua inglesa louco como uma Lebre de Março ou louco como um Chapeleiro, devido ao vapor de mercúrio usado na fabricação de feltro que causa transtornos psicóticos[10]; O Chapeleiro Louco é provavelmente uma referência a Teófilo Carter, um conhecido comerciante de móveis em Oxford pelas suas invenções pouco ortodoxas e pelo uso de uma cartola na parte de trás da cabeça à porta da sua loja [11]; São ambos totalmente loucos (como todos os moradores do País das Maravilhas, segundo o Gato Risonho). Estão perpetuamente na hora do chá, porque, segundo eles, o Chapeleiro discutiu no mês de Março com o Tempo e, em vingança, este não muda a hora para os dois habitantes. O Chapeleiro aparentemente teve problemas com a Rainha ao cantar uma música na sua presença, pelo que esta sentenciou a sua decapitação sob o pretexto de estar a matar o Tempo.
  • Arganaz (no original em inglês: Dormouse): Está constantemente a dormir e ocasionalmente acorda durante alguns segundos. Conta uma história sobre três irmãs, nomeando-as de Elsie, Lacie e Tillie. Estas são as irmãs Liddell: Elsie é LC (Lorina Charlotte), Tillie é Edith (seu apelido de família é Matilda), e LaCie é um anagrama de Alice.
  • Rainha de Copas (no original em inglês: Queen of Hearts): É talvez a caricatura da mãe das irmãs Liddell; É extremamente autoritária e impulsiva, estando constantemente a ordenar aos seus soldados (cartas de baralho) decapitar todos. Porém o Grifo disse que tal é apenas uma fantasia dela, uma vez que depois ninguém morre.
  • Valete de Copas: Inicialmente é o criado que transporta a coroa do Rei, mas mais tarde é acusado de roubo de tarte (décimo primeiro capítulo).
  • Rei de Copas: O rei tem menos influência do que ela, pelo que vive na sombra desta; É talvez a caricatura do pai das irmãs Liddell.
  • Grifo: Diz as piores deixas, em contraste à sua antiga linhagem. Provavelmente é uma caricatura dos estudantes do colégio onde leccionava o escritor (é o brasão de armas do Trinity College, em Oxford, e aparece no respectivo portão[10]).
  • Tartaruga Fingida (no original em inglês: Mock-Turtle): É uma triste vítima do destino, pois foi em tempos uma tartaruga de verdade que vivia no mar. O nome tem origem na Sopa de Tartaruga Fingida (no original em inglês: Mock-Turtle Soup) vulgar na Inglaterra, sendo um caldo verde feito com cabeça de vitela de modo a imitar sopa de tartaruga[10]. Daí Tenniel ter ilustrado esta figura com uma cabeça de bezerro, cauda e pernas; Esta personagem fala de um professor de Despenho que era um Congro, que costumava ensinar-lhe uma vez por semana Despenho, Destroço e Tintura a Carvão. Esta é uma referência ao crítico de arte John Ruskin, que ia uma vez por semana a casa de Liddell ensinar Desenho e Pintura a óleo às irmãs.[nota 4]; A personagem também canta "Sopa de Tartaruga", uma paródia a Bela Estrela (Beautiful Star), que foi executada como um trio por Lorina, Alice e Edith Liddell para Carroll em casa de Liddell, durante o mesmo verão em que foi contada a história de As Aventuras de Alice Debaixo da Terra ..... FONTE> WIKIPÉDIA......



Share/Save/Bookmark
Related Posts with Thumbnails
 
Blog personalizado por Mr.Jones